A Hora Da Luta



A HORA DA LUTA

  RESUMO

A obra foi escrita pelo autor Álvaro Cardoso, em que a ação se desenvolve na década de 60, momento de turbulência da sociedade brasileira. A narrativa inicia com o relato de Beto, em que esse aborda a sua chegada a São Paulo, onde se hospedou na academia Atlas em que trabalha o seu amigo de infância Batata. Beto obtém o seu primeiro emprego. Em seguida matricula-se no Caetano de Campo e mantém encontros regulares com a sua namorada Lúcia Helena, com quem briga constantemente e realiza alguns retornos a cidade de Americana.
Beto junto com seus colegas conhece os primeiros estudantes políticos, isso fez ingressar na atividade política. Ocorre o golpe militar de Março de 1964 e tem início a repressão política. O protagonista chega a perder o emprego no banco e acaba seu relacionamento com sua namorada Lúcia Helena. Roberto entra em confronto com Mário Antônio (ex-namorado de Lúcia Helena) por causa da namorada e é salvo por Batata.
Por fim, Beto arranjou um novo emprego e voltou a namorar com a mulher de sua vida, a qual tanto amava. Lúcia Helena.

 ANÁLISE DA OBRA

    Personagens

·         Protagonista:

É o personagem principal o qual acaba ganhando mais destaque na narrativa. No romance o personagem principal é indiscutivelmente Beto. Pois, ele que mais participa da história Beto é o apelido de Roberto, além de protagonista é também narrador

·         Antagonista:

É o personagem que de alguma forma se opõe ao protagonista, seja através de suas características ou de suas atitudes. É o vilão da história.
·         Secundário:

É aquele com menor representividade no enredo. Servem de ajuda, de confidente do protagonista ou do antagonista. Na obra de Álvaro Cardoso, os personagens secundários importantes são: Batata, Lúcia Helena, Valentim, Fernanda
Outros personagens secundários: Seu Tonico, Lelo, Tia Cenoura, Tia Cenira, Seu Alves, Santana, Nelson, Seu Altair, Dona Nini, Geraldo, João Luís, Ferreira, Souza, Tolido, Oliveira, Vanteir, Severino, Massaíto, Tomazim, Bernardo, Barão, Ferreti e Bonecona.

    Narrador

O narrador apresentado na história é o narrador-personagem. Apresenta uma forma rígida na primeira pessoa. O narrador É também personagem protagonista, é ele que conduz a narrativa do inicio ao fim.

    Tempo

O tempo, nem sempre é determinado nas narrativas, é o tempo ficcional, interno ao texto, que liga os fatos de um enredo.
O tempo utilizado pode ser cronológico ou psicológico.
No tempo cronológico: usam-se quando narra uma história de maneira linear, na ordem natural dos fatos, do começo até o fim.
Já na ordem natural, ou seja, a ordem não está ligada à sequência dos fatos, a narração se dá a partir da imaginação do narrador, então esse é o tempo psicológico.
No romance A Hora da Luta, o tempo é cronológico, pois apresenta uma narração de forma linear com inicio, meio e fim. O narrador inicia o relato com sua chegada a São Paulo até o final quando relata o namoro com Lúcia Helena.
Tudo isso é contado pelo narrador de forma cronológica, havendo alguns momentos de lembrava de episódios de sua vida em Americana, com essas recordações o tempo passa a ser psicológico. Mas o tempo predominante é o cronológico

    Espaço

As ações principais do romance se desenvolvem na cidade de São Paulo. Os personagens agem, principalmente por locais abertos como Estação da Luz, Praça da Sé, Rua Maria Antonia, Perdizes, além de locais fechados como os prédios da USP e Caetano de Campo, hotéis, botequins, bares, academias, pensões, rodoviárias e a casa de D. Olívia.
Algumas ações também se desenvolvem nas cidades de Americana e Santos. Em Americana, há locais fechados como as casas de Beto e Lúcia Helena.
  SOBRE O AUTOR

ÁLVARO CARDOSO DE GOMES

Álvaro Cardoso Gomes nasceu em Batatais, interior de São Paulo, em 28 de março de 1944. Mas foi em Americana, ainda no interior de São Paulo, onde concluiu o curso secundário, que desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita. Essa cidade o marcou a tal ponto que se tornou o cenário da maioria dos seus livros.
 Em 1964, foi para São Paulo e trabalhou algum tempo como bancário, para poder pagar os estudos. Formou-se em Português no curso de Letras da Universidade de São Paulo, onde é professor titular, possui graduação em Letras Vernáculas (1968), doutorado em letras (Literatura Portuguesa) e livre-docência pela mesma universidade (1973 e 1981)
Foi também em São Paulo, onde começou a publicar seus livros estreando com "A tela de Aranha", em 1978.
Atualmente é professor titular da Universidade São Marcos, no programa de pós-graduação interdisciplinar "Educação, comunicação, administração". Exerceu o cargo de coordenador do curso de Letras da USP (1997-1999) do curso de Letras da Universidade São Marcos (1999-2000) e de Pró-Reitor de graduação na mesma Universidade (2000-2003), especializando-se na administração de cursos, na orientação e direção do corpo docente, na elaboração de grades curriculares, de acordo com orientação do MEC.
Como docente, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente, com os seguintes tópicos: poesia, romance contemporâneo, lirimos e artes plásticas. É também crítico como desenhista da revista "Visão" e como professor de Literatura Brasileira na University of Califórnia, Berkeley, no ano de 1983.